Pois bem, vou mostrar a solução sem precisar de programas auxiliares ou de muita experiência em Windows para fazer esses procedimentos bem simples.
O próprio Windows já traz uma ferramenta bastante útil para identificar o momento em que o sistema foi ligado e desligado, segue abaixo um descritivo bem detalhado:
Visualizador de eventos
Uma opção realmente útil do Windows, mas que poucas pessoas conhecem, é o “Visualizador de Eventos”. Com ela, você pode visualizar o log de diversas atividades realizadas no computador, desde aplicativos que foram executados até a hora em que o sistema foi iniciado. Para acessar a ferramenta, basta seguir os passos descritos abaixo:
1) Abra o Menu Iniciar do Windows e digite “eventos” na caixa de pesquisa.
2) A ferramenta “Visualizador de Eventos” será mostrada na tela. Clique sobre ela e aguarde alguns instantes até que as informações sejam carregadas.
3) Na coluna à esquerda da janela, selecione a opção “Logs do Windows”.
4) Agora, você pode escolher quais logs deseja visualizar.
Para saber se a máquina foi ligada enquanto você não estava por perto:
1) Na janela do “Visualizador de Eventos”, dê um duplo clique sobre a opção “Logs do Windows” e, em seguida, escolha a opção “Sistema”.
2) Agora, clique com o botão direito do mouse sobre o item “Sistema” e selecione “Filtrar Log Atual...”.
3) Na janela que aparecer, localize o campo “Fontes de evento” e marque na lista o item “Power-Troubleshooter”.
4) Agora, é só você visualizar a coluna do meio e procurar os dias e horários em que a máquina deveria permanecer desligada, mas foi utilizada.